20/07/2015

Tarte de gorgonzola, figos e presunto do ShowCooking no DeBorla

O regresso ao trabalho custa sempre mas a semana que passou foi particularmente cansativa para mim. Não consegui sair a horas do trabalho dia nenhum e confesso que não vinha preparada psicologicamente! Depois de duas semanas em que o trabalho mais duro era ir ao mercado comprar os ingredientes fresquinhos para as refeições, em que a seguir ao almoço, naquela hora difícil, deixava a preguiça falar mais alto e fazia a minha adorada sesta, voltar à realidade e fazer mais de nove horas non stop é duro... ninguém merece! Com tudo isto, o fim de semana chegou quase sem que me apercebesse e com ele o Showcooking "Fresh and simple" - Ideias para o verão na loja DeBorla de Taveiro. A cozinha desta loja é um espaço encantador!

Ao longo da semana vou partilhar as receitas que fizemos. 
Hoje trago a receita desta tarte de figo que uma vez vi num programa da Donna Hay e que depois de experimentar me deixou completamente rendida. Eu sou suspeita porque adoro o contraste entre o doce e o salgado mas pela reação das participantes, acho que não sou a única a achá-la deliciosa!
As fotografias são o que se pode arranjar com telemóvel porque acho que a cabeça ainda não regressou a 100%. Fui toda contente para o showcooking quando peguei na máquina para tirar fotografias e vejo que não tenho cartão de memória... Ai eu, se imaginassem as vezes que isto me acontece... Como há-de o meu filho não ser distraído?!
Ingredientes:
1 base de massa folhada (recentemente fiquei fã desta pois folha mesmo muito)
100 g de queijo gorgonzola (ou outro queijo azul)
4 figos
orégãos (de preferência frescos)
rúcula (1 mão cheia)
4 fatias de presunto suave Extra-finas
6 nozes
1 c. sopa de azeite + 1 c. sopa de mel

Ligue o forno a 200ºC.
Estenda a massa e se desejar fazer uma tarte redonda, corte-a com a ajuda de um prato.
Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal
Amasse o queijo com um garfo e espalhe-o na base da massa folhada. Espalhe as folhas de orégãos.
Disponha os figos por cima, cortados aos quartos. 
Misture o mel e o azeite e espalhe metade por cima dos figos. 
Leve ao forno durante 12- 15 minutos. 
Retire e deixe arrefecer antes de colocar a rúcula.
Por cima distribua as fatias de presunto e as nozes. 
Tempere a rúcula com o restante azeite e mel.

3 comentários:

Isabel Salvador disse...

Deve ser tão boa amiga e que belo lugar onde estavas. bjokitas

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Essa tarte ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/legumes-bras-com-arroz-integral.html

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Vera, esta tarte tem tanto de simples como de sedutora e estou bem tentado a experimentar, pois sou verdadeiramente fã de figos e se misturados com queijo melhor ainda. Adorei a tua sugestão, não admira que tenha sido um sucesso. :)
Um beijinho e bom fim de semana.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU